Sala limpa para recuperação de HD com defeito

 

O mito da Sala Limpa na recuperação de dados

Preciso mesmo de uma sala limpa para recuperar dados de um disco rígido?


O “mito da recuperação de dados em salas limpas” gira em torno dos reparos de “Nível 3” que baseia-se na falsa crença de que você precisa de um ambiente de sala limpa e livre de poeira para recuperar com segurança e sucesso os dados de todos os discos rígidos defeituosos.


Temos uma sala limpa ISO Classe 5 (foto abaixo), mas ela não é necessária para uma grande parte das recuperações de dados que realizamos.

Sala limpa para recuperação de dados


A verdade é que salas limpas só são necessárias quando a tampa do disco rígido precisa ser removida e os pratos internos ficam expostos a partículas de pó microscópicas que estão no ambiente.

HD aberto para recuperação de arquivos

HD da esquerda fechado com a tampa e o HD da direita aberto com o disco exposto.


Usar a sala limpa é obrigatório quando um disco rígido precisa ser aberto, pois se uma partícula de pó ou qualquer outro tipo de sujeira cair sobre os pratos quando o disco rígido estiver ligado, as cabeças de leitura (que lêm e gravam os dados do prato) vão “colidir” na obstrução. Portanto, abrir a tampa de um disco rígido fora de uma sala limpa pode causar arranhões/danos nos pratos e/ou cabeças quebradas fazendo com que os arquivos fique irrecuperáveis.

Mas é importante observar que apenas um técnico experiente em recuperação de dados (não um técnico de informática, um “gênio” da Apple ou mesmo o principal profissional de TI da sua empresa) pode diagnosticar com precisão um disco rígido para determinar se um reparo de nível 3 é necessário. Mesmo o usuário mais experiente em computadores suspeitaria que um disco rígido “clicando” tem problemas de cabeça – geralmente não é o caso . Somente usando nossas ferramentas específicas para recuperação de dados , juntamente com anos de pesquisa e experiência prática dos nossos técnicos, torna possível um diagnóstico preciso.


Cabine para abrir disco rígido

Cabine que fica dentro da sala limpa e é usada para a abertura dos discos rígidos com defeito físico.


Em nossa experiência, cerca de 50% de todos os discos rígidos defeituosos podem ter os arquivos recuperados com sucesso sem a necessidade de reparos de nível 3 (que exigem troca de peças) em uma sala limpa. Se a unidade não sofreu nenhum tipo de acidente, como queda por exemplo, então esse número salta para cerca de 75%.


Abaixo está um exemplo de uma unidade que precisava de reparo em sala limpa. A unidade estava fazendo ruídos de arranhões e as cabeças estavam fisicamente quebradas. A única maneira de recuperar os dados desta unidade foi abrindo a unidade em nossa sala limpa, removendo as cabeças ruins e substituindo-as por cabeças boas de uma unidade doadora compatível.